top of page
Buscar

Com pódio e top-5 em Córdoba, Rafael Suzuki completa 1ª etapa do TCR South América no top-3

O Autódromo de Córdoba, na Argentina, foi o palco da primeira etapa do TCR South America 2023. O campeonato abriu a terceira temporada de sua história com um grid de 22 pilotos e carros de oito montadoras diferentes. Para Rafael Suzuki, o evento foi de muitas novidades, aprendizados e saldo positivo. Em sua primeira vez correndo com carros de tração dianteira, o piloto esteve sempre entre os mais rápidos nas sessões, garantindo um 5º e um 3º lugares nas corridas disputadas neste domingo, e fechando a etapa no top-3 do campeonato.

Na quinta-feira, Suzuki teve seu primeiro contato com o Link&Co da equipe PMO Motorsport, atual campeã da categoria, para uma sessão de treinos livres. No sábado, mais dois treinos antecederam a classificação, que definiu o grid de largada para as duas corridas.

No TCR, o qualifying é dividido em duas fases. No Q1, os pilotos têm 20 minutos para marcarem suas voltas. A partir daí, os 12 melhores passam ao Q2, quando têm mais 10 minutos para marcarem os tempos. Rafael assegurou a 7º melhor volta, garantindo assim esse posto para a largada na 1ª prova. Para a corrida 2, os 10 primeiros dessa sessão invertem posições, assim, ele largaria em 4º.

As corridas tiveram grandes disputas ao longo do grid, com mais uma novidade, que são as largadas paradas - ao contrário das largadas lançadas que acontecem na Stock Car. Na 1ª prova, Suzuki ganhou uma posição na largada, e manteve ritmo forte para avançar mais uma posição com uma ultrapassagem sobre o atual campeão Fabrizio Pezzini, para fechar o top-5.

Na 2ª corrida, Rafael largou em 4º, mas perdeu terreno no começo, caindo para 6º. Na sequência da prova, o pelotão da frente teve ritmo muito próximo nas disputas, e algumas voltas com safety car. Faltando 2 voltas para o fim, o piloto do carro #8 fez uma grande ultrapassagem dupla para voltar ao 4º lugar, onde completou as 19 voltas. Porém, após vistorias técnicas, um adversário foi desclassificado e Suzuki garantiu o 3º lugar na corrida.

Com a soma dos pontos das duas corridas e da tomada de tempos, Suzuki está em 3º no campeonato, a apenas um ponto da vice-liderança. A segunda etapa, de um total de 10 na temporada, acontece no dia 16 de abril, em Rosário, também na Argentina. O piloto ainda aguarda para confirmar sua participação no restante do campeonato.

Rafael Suzuki:

“Foi um fim de semana muito positivo e intenso, minha primeira experiência com carros de tração dianteira, então o desafio era aprender o máximo possível, mas também já mostrar resultados.

Conseguimos evoluir bastante da corrida 1 para a corrida 2, mas larguei mal e não escapei bem dos toques. No fim, consegui uma ultrapassagem importante que acabou valendo o pódio e bons pontos. Foi ótimo trabalhar com toda a equipe PMO Motorsport, tivemos um bom começo, e agora vamos ver o que o futuro reserva.”

bottom of page