carreira

Nascido em São Paulo, Rafael, hoje com 31 anos, começou sua carreira no kart, categoria no qual competiu de 1998 até 2007, sagrando-se um dos maiores recordistas brasileiros de títulos na modalidade de todos os tempos.

 

Em 2004, começou sua trajetória internacional, e assim foram 10 anos de competições e vivência no automobilismo europeu e asiático, por onde passou pelos Campeonatos Europeus e Mundiais de kart, assim como nas divisões asiática, alemã e japonesa da Formula 3. Foi piloto representante de montadoras como VW e Toyota, e somou resultados que o fizeram ser nomeado duas vezes pela mídia especializada ao prêmio Capacete de Ouro na categoria Internacional

Após um ano correndo de McLaren GT3 na Europa em 2013, o piloto retornou ao Brasil para encarar os desafios da Stock Car a partir de 2014. O piloto é um dos destaques da nova geração da principal categoria do automobilismo brasileiro, andando constantemente entre os 10 melhores e apresentando boas performances em meio a um grid de pilotos mais experientes e muito competitivos. Ele já soma dois pódios na categoria, um em 2017 na Argentina, e outro recém-conquistado, na etapa de Cascavel, em 2018.

1998

Após algumas idas ao kart indoor, Rafael Suzuki começou a participar de competições aos 10 anos, em 1998, e logo foi conquistando vitórias e títulos, construindo uma carreira de sucesso.

Kart - 1998

2004

Kart no Brasil
Kart no Exterior

Rafael Suzuki disputou várias competições importantes de kart no exterior, como o Europeu de Kart, e o Campeonato Mundial, em que ficou entre os 15 melhores do mundo em 2004.

Recordista de títulos do kartismo nacional, Suzuki é Campeão Brasileiro, Campeão da Copa Brasil, Campeão da Seletiva Petrobras, Campeão Sul-Americano de Kart. Campeão 500 Milhas de Kart. Campeão Sul-Brasileiro de Kart e Tricampeão Paulista de Kart.

2007

Entre suas muitas conquistas no kart, Rafael Suzuki sagrou-se campeão da Seletiva de Kart Petrobras em 2007, em Piracicaba. A vitória valeu ao piloto um prêmio de R$ 100.000,00, que foram muito importantes em sua transição para as competições de carros.

F3 Sul-Americana

Ainda no Brasil, Rafael Suzuki participou de algumas provas da F3 Sul-Americana, principal categoria de formação de novos pilotos no país. Logo em sua estreia, o piloto largou na primeira fila em uma corrida no lendário circuito de Interlagos.

A primeira experiência internacional em carros de Rafael Suzuki foi na Formula 3 Asiática em 2007. O piloto conquistou 13 pódios em 18 corridas e foi 3º no campeonato.

F3 Asiática
Campeão Seletiva Petrobras

2008

7) 2008 - F3 Alemã.png

O próximo passo de Suzuki na Europa foi na Formula 3 Alemã, correndo pela equipe Performance. Com três pódios e uma pole position, ele foi o melhor estreante do ano e foi 7º na classificação geral.

2009

F3 Alemã

Em seu segundo ano na F3 Alemã, correndo novamente pela equipe Perfomance, Suzuki fez um campeonato muito constante, com cinco pódios e uma pole-position, e ficou no top-3 na classificação geral.

2010

F3 Japonesa

Rafael Suzuki competiu por uma das mais tradicionais equipes de base do mundo, a Tom's (equipe oficial Toyota), na Formula 3 Japonesa. Ele subiu ao pódio em 10 das 16 corridas da etapa, teve três vitórias consecutivas e foi o 3º no campeonato.

10)_2010_-_2º_lugar_no_Capacete_de_OuroB

Suzuki foi duas vezes nomeado ao prêmio Capacete de Ouro, o "Oscar do automobilismo brasileiro", sendo um dos destaques na categoria internacional, segundo jornalistas especializados.

2011

Campeão Brasileiro de Kart

Sem poder correr no exterior neste ano, devido à falta de patrocínios, Suzuki se dedicou aos campeonatos nacionais, e sagrou-se Campeão Brasileiro de Kart na categoria Graduados, e também venceu a Copa Brasil, as duas principais competições do país.

2012

Neste ano, Rafael Suzuki foi convidado a participar de uma etapa da AutoGP no circuito de Curitiba. O carro da categoria, com mais de 500cv, foi o mais potente que o piloto já guiou em sua carreira.

Com mais experiência na categoria e agora conhecendo os circuitos nacionais, Rafael Suzuki se destacou correndo novamente na F3 Japonesa, representando uma equipe Honda, porém, desta vez, com um carro de modelo anterior em relação aos seus concorrentes. Subiu ao pódio cinco vezes e ficou com a 6ª posição no campeonato.

Auto GP
F3 Japonesa

2013

International GT Open - Mclaren MP4-12C

Em sua primeira temporada correndo de "carros fechados", pelo Campeonato Europeu de GT, Suzuki dividiu a condução do Mclaren MP4-12C com o ex-F1 Giorgio Pantano e venceu em importantes pistas como Nürburgring, Silverstone e Monza, e ficou com o 3º lugar no campeonato.

2014

Stock Car Brasil

Rafael voltou ao Brasil e foi um dos melhores estreantes do ano em sua primeira temporada na Stock Car. O piloto correu pela equipe ProGP.

2015

Stock Car Brasil

Em seu segundo ano na Stock Car, Rafael Suzuki competiu pela equipe RZ Motorsport.

2016

Stock Car Brasil

Em 2016, Rafael Suzuki andou constantemente entre os 10 melhores do grid, e mostrou grande evolução e potencial. Ele terminou o ano em 17º entre os 38 pilotos que disputaram a principal categoria do automobilismo brasileiro.

2017

Stock Car Brasil

Completando 20 anos de carreira, Rafael Suzuki disputa sua quarta temporada na Stock Car, agora pela equipe Cavaleiro Sports.

2018

Stock Car 2018

Em 2018 Rafael Suzuki correu pela Hot Car Competições e teve sua melhor temporada em cinco anos na categoria. Foram seis Top 15, sete Top 10 e um pódio na etapa de Cascavel, encerrando o campeonato da 16º posição.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
logo_rafaelsuzuki_v10.png
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTUBE
  • Twitter

© 2019 Rafael Suzuki - Loja Rafael Suzuki - Eversports Assessoria Esportiva e Comercio LTDA - CNPJ 15.546.170/0001-43 - São Paulo - Brasil

logo_rafaelsuzuki_v5.png