Campeão brasileiro de kart na região da capital mineira, Suzuki conta com experiência em provas como o GP de Macau em busca de novo pódio na temporada
O fim de semana trará uma oportunidade para Rafael Suzuki reviver um dos melhores momentos de sua trajetória vitoriosa. Em Belo Horizonte (MG), o piloto do Chevrolet Cruze #8 disputa uma etapa inédita da Stock Car, em novo circuito de rua montado nos arredores do Estádio do Mineirão. E competir (e vencer) em solo mineiro não é uma novidade para o paulista: foi lá que, em 2011, ele faturou o Campeonato Brasileiro de Kart, na classe Graduados, disputado no Kartódromo RBC, em Vespasiano, região metropolitana da capital.
“Belo Horizonte é um lugar que só me traz boas lembranças!”, recordou Suzuki. “Eu vinha muito para cá correr de kart. Na última vez que competi, foi justamente para correr em um campeonato brasileiro, onde conquistei meu único título e logo na categoria mais importante”, lembrou. “Foi um dia em que tirei um peso das costas, de uma carreira longa no kart. E foi meio que ganhar em casa, pois minha equipe na época era toda mineira, então foi bom demais”, frisou Suzuki.
A experiência de competir em circuito de rua está longe de ser uma novidade para o Suzuki: além de provas da própria Stock Car em Salvador (BA) e Ribeirão Preto (SP), Suzuki teve a primazia de disputar o Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3, em 2010, numa das pistas do gênero mais desafiadoras do planeta. “Macau é considerada a pista mais difícil do mundo! São sete quilômetros e como todo circuito de rua, tem um desafio extra”, lembrou.
Para Suzuki, a experiência com provas anteriores em pistas de rua pode ser um fator importante em busca de um novo pódio na rodada deste fim de semana.
“Em pista de rua, tem um desafio extra com os muros muito próximos, diferente dos autódromos que possuem áreas de escape. Lembro que, nas primeiras vezes que andei em pistas de rua, fiquei um pouco perdido até chegar num limite competitivo. O asfalto também é diferente, bem como as referências da pista, os pontos de ultrapassagem, é tudo mais estreito. O nível de atenção precisa ser redobrado”, concluiu.
Suzuki foi um dos destaques da primeira metade da Stock Car 2024. Ele venceu a primeira corrida do ano em Goiânia, e também foi ao pódio em Interlagos e Cascavel, chegando à liderança do campeonato. Após um revés no Velocittà, perdeu algumas posições e está em 8º lugar, entre os mais de 30 pilotos que já pontuaram no ano.
O evento de estreia da Stock Car em solo mineiro é oficialmente intitulado BH Stock Festival. A programação de pista no fim de semana prevê um shakedown na quinta e dois treinos livres na sexta-feira. No sábado (17), a disputa da classificação às 10h30 e da corrida sprint às 15h, com transmissão ao vivo na televisão pelos canais SporTV e Bandsports, bem como pelo YouTube. No domingo (18), a corrida principal será exibida ao vivo também em TV aberta, pela Band, com início às 13h.
Texto: Geferson Kern
Комментарии