top of page
Buscar

Rafael Suzuki conclui participação no TCR South America como maior vencedor na temporada até agora

Um dos destaques do campeonato, Suzuki conquistou três vitórias - empatado com Pernia. Em Termas de Rio Hondo, piloto disputou sua última etapa no ano - já que a rodada final coincide com o evento que vale o título no Endurance Brasil



Cerca de 50 dias depois de conquistar a pole position na etapa da Porsche Cup Endurance em Termas de Rio Hondo, Rafael Suzuki voltou ao circuito argentino, dessa vez para a disputa da 9ª etapa do TCR South America. Apesar de uma quebra no motor ter tirado o piloto das corridas desde domingo (10), Suzuki completou sua participação no campeonato - conhecido como a Libertadores do Automobilismo - com 3 vitórias, sendo o maior vencedor da temporada até então (empatado com Leonel Pernia, seu companheiro de equipe). 


Suzuki participou de um total de 13 corridas - já que perdeu a etapa de Cascavel, e outras duas corridas por conta de problemas mecânicos que o impediram de largar -, mas teve participações de destaque. Em sua estreia com o Peugeot 308 TCR da PMO Racing, ele venceu uma das provas no Velocittà, e na sequência, dominou as duas corridas da 4º etapa em Interlagos, válidas também pelo FIA TCR World Tour. Assim, ele manteve-se por boa parte da temporada como um dos postulantes ao título. Na segunda metade do campeonato, porém, ele sofreu com problemas mecânicos que o fizeram perder espaço na tabela. 


Em 2023, ele havia conquistado 2 vitórias e outros quatro pódios. 


Como a 10ª e última etapa do TCR South America será realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro em Rosário, na Argentina - no mesmo fim de semana que Suzuki estará na disputa pelo título da categoria GT3 do Endurance Brasil, em Goiânia - o evento em Termas de Rio Hondo concluiu mais cedo sua participação na categoria neste ano. Suzuki é o único piloto que, nas duas últimas temporadas, disputou regularmente o TCR South America e a Stock Car. 


“Não foi o fim de participação que eu gostaria de ter tido, apesar de um bom início com o 5º lugar no qualy de Termas de Rio Hondo. Mas são coisas que acontecem só com quem está na pista. Tivemos ótimos momentos com as três vitórias na temporada. Gosto muito do conceito TCR, já são duas temporadas competitivas no TCR South America, e estou animado com nossos planos para 2025 na categoria”, comentou Suzuki. 


O próximo desafio de Suzuki nas pistas é a final da Porsche Cup Endurance, neste sábado (16), em Interlagos, onde compete ao lado de Lucas Salles. Ainda em novembro, ele disputa a 11ª e penúltima etapa da Stock Car em Goiânia, e, na semana seguinte, novamente em Goiânia, briga pelo título da GT3 no Endurance Brasil, ao lado de Ricardo Baptista.


Comentários


bottom of page