Suzuki disputa a liderança da GT3 na última prova que será realizada em Interlagos, antes das reformas para a Fórmula 1
A briga pela liderança da temporada 2024 da Endurance Brasil promete ser um fator a mais para o piloto Rafael Suzuki que, neste fim de semana, estará ao lado de Ricardo Baptista no comando da Mercedes AMG GT3 #27 na disputa da sexta etapa, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Em sua temporada de estreia na categoria GT3 da Endurance Brasil, Rafael Suzuki subiu ao pódio em todas as quatro etapas que disputou (a dupla perdeu a prova de abertura do ano, em Goiânia). Foram duas vitórias, em Interlagos e Goiânia, e dois 2º lugares, no Velocittà e Goiânia.
A Mercedes AMG GT3 divide a liderança da categoria GT3 com o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport, ambos com 430 pontos válidos (considerando descartes obrigatórios). A vantagem está na pontuação total, já que a dupla formada por Baptista e Suzuki somou 560 pontos, 90 a menos que os atuais líderes.
“Correr GT3 em Interlagos é sempre especial. É um carro rápido em uma pista que dispensa comentários. Viramos tempos até mais rápidos que o WEC (hypercars híbridos), devido à diferenças de regulamentos. Com o Ricardo tem sido uma boa temporada, ele tem muita experiência e sempre me entrega o carro em boas condições de brigar pela vitória no fim da corrida”, disse Rafael.
Suzuki chega para a disputa em Interlagos depois de um fim de semana de provas pela TCR South America, no Uruguai. Defendendo a permanência no Top5, o paulista de 37 anos enfrentou dificuldades na etapa realizada no autódromo da cidade de Mercedes, região que faz divisa com a Argentina.
Depois garantir P6 e P5 na classificação, considerando o grid invertido, o piloto que corre com o Peugeot 308 TCR #8 não conseguiu participar da corrida 1 por causa de um problema no motor, que teve que ser trocado a tempo para a disputa da corrida 2. Largando em último no grid, por causa da penalidade pela troca do motor, Suzuki fez uma corrida de recuperação, recebendo a bandeira quadriculada na décima primeira posição. Com os sete pontos conquistados na etapa, o piloto da PMO Racing se manteve entre os cinco melhores da TCR South America.
“Foi uma pena o fim de semana no Uruguai. Mesmo fazendo um treino a menos por causa dos compromissos pela Porsche Cup, conseguimos boas condições no grid que nos dariam chances de somar bons pontos e brigar por pódios. Tivemos a troca do motor e depois, na corrida 2, a quebra do spliter. Vínhamos de uma sequência de vitórias e bons resultados. Faz parte”, completou o piloto, que agora vira a chave para a Endurance Brasil.
A etapa de Interlagos do Endurance Brasil é a última prova que será realizada antes que o Autódromo de Interlagos seja fechado para as reformas e adequações para receber a Fórmula 1, em novembro. Depois desta etapa, outras duas serão realizadas no Velocittà e em Goiânia.
A programação da sexta etapa começa na quinta-feira, com o treino livre. A classificação da GT3 está prevista para às 16h20 do sábado. A largada para as quatro horas de disputa em Interlagos, será no domingo, às 13h30. A transmissão fica por conta do canal Bandsports e de streamings.
Texto: Giovanni Spinucci
Kommentare